Editais de residência médica desrespeitam participantes do PROVAB
Editais de residência médica desrespeitam participantes do PROVAB
Como já foi noticiado em nosso site, as normas da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) desrespeitam os direitos dos médicos do PROVAB ao estabelecerem que o bônus de 10% nas provas de residência médica possa ser usado apenas uma vez, ou seja, para uma única matrícula.
Assim, com base nessa discutível regra, muitos editais dos processos seletivos de residência médica de 2018, já divulgados, limitam que participantes que já utilizaram o bônus em outros processos seletivos usem novamente, o que é ilegal. Abaixo um exemplo de um edital onde essa medida foi aplicada:
Porém, esta situação acaba prejudicando muitos médicos, uma vez que desistir da residência médica é algo que a cada ano torna-se mais comum.
Muitas vezes os médicos iniciam a residência, mas percebem que não é aquela área que querem seguir e decidem tentar outra especialização. Há também quem quer tentar mudar apenas de hospital, dentro da especialidade escolhida.
É direito dos participantes do programa utilizarem o bônus de 10% novamente, pois a legislação federal não faz nenhuma restrição em relação a isso.
Portanto, se você está nessa situação, você deve procurar os seus direitos. Entre em contato com a nossa equipe para que possamos orientá-lo sobre as medidas cabíveis.
Nosso site tem uma equipe de fiscalização para cumprimento das normas do PROVAB. Se você verificou qualquer irregularidade, fale com a gente que vamos verificar o ocorrido e divulga-lo em nosso site.
Saiba mais sobre as inscrições e editais de residência médica.