top of page

10 dúvidas sobre o Edital do Mais Médicos

O edital nº 18/2018 referente ao Programa Mais Médicos foi publicado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde. O objetivo é substituir os médicos cubanos, após o anúncio da saída de Cuba do programa.

Confira as principais dúvidas que estamos recebendo, principalmente de médicos que estão em vias de se formar e querem participar do programa. Ainda que o diploma só esteja disponível após o período de inscrições, é possível judicialmente rever essa questão.

Se você também precisar esclarecer alguma questão, envie para o nosso email contato@tudosobreprovab.com.br

Qual o prazo das inscrições?

As inscrições serão realizadas do dia 21 até o dia 25 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.maismedicos.gov.br .

Onde encontro o edital completo?

O edital foi publicado no Diário Oficial da União, para acessar basta clicar aqui.

Quais são os pré-requisitos para se inscrever no programa Mais Médicos?

1. Possuir diploma de graduação em medicina em instituição de educação superior brasileira ou em instituição de educação superior estrangeira revalidado no Brasil; Possuir habilitação para o exercício da medicina, mediante registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) no Brasil;

2.Não ser participante de programa de residência médica;

3.Não estar prestando o serviço militar obrigatório no período de vigência do Projeto;

4.Não possuir vínculo de serviço com carga horária incompatível com as exigências do Projeto;

5.Estar em situação regular perante autoridade competente na esfera criminal no Brasil;

6.Não estar participando do Projeto Mais Médicos para o Brasil ou do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).

Qual é o número de vagas? Serão 8.517 vagas distribuídas por 2.824 municípios e 34 distritos indígenas

Quais documentos são necessários?

Cópia do diploma; Cópia do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM); Declaração negativa de vínculo de serviço com carga horária incompatível com as exigências do Projeto; Certidão de antecedentes criminais do local em que reside, ou residiu, nos últimos seis meses.

Estes documentos devem ser enviados em arquivos digitalizados no formato PDF, com tamanho máximo de dois MegaBytes:

Como proceder se o meu diploma ainda não estiver comigo?

Os médicos que vão se formar no final deste ano e não tiverem acesso ao diploma até a data da inscrição devem buscar orientação jurídica sobre como proceder. Pois, através da justiça. em muitos casos, é possível demonstrar a viabilidade da inscrição, tanto para o diploma como para outros documentos que eventualmente estiverem indisponíveis.

Para médicos formados fora do Brasil, é necessário realizar o Revalida?

Para atuar no Mais Médicos, os profissionais sem CRM não precisarão fazer o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). Eles devem fazer a prova caso queiram exercer atividade também fora do programa.

Como será feita a alocação?

O direito à alocação se dará pelo critério de prioridade no acesso ao SGP e confirmação da escolha do Município/DSEI, gerando o comprovante de alocação e emitido o Termo de Adesão e Compromisso.

O interessado que primeiro efetivar eletronicamente a opção pelo Município/DSEI terá direito à vaga, estando automaticamente alocado.

No ato de inscrição o candidato irá preencher o formulário com suas informações pessoais, sendo obrigatório indicar endereço domiciliar, endereço eletrônico (e-mail) e telefone. Além disso, o candidato irá optar pelo município na qual deseja atuar.

Caberá ao Gestor Municipal, no momento da apresentação do médico para entrega dos documentos, verificar a veracidade dos mesmos, acessar o SGP e confirmar a validação da alocação.

Quanto tempo este projeto pode durar?

A vigência do projeto será de de 36 meses, a partir do início das ações de aperfeiçoamento. O tempo poderá ser prorrogado mediante celebração de termo aditivo.

Médicos formados no exterior podem participar?

Caso haja vagas remanescentes, na semana, provavelmente dia 27, um novo edital será divulgado. Este será aberto também para médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior.

Você vai participar do programa? Precisa de alguma orientação? Fale com a nossa equipe. LINKS UTÉIS: Edital: www.imprensanacional.gov.br Programa Mais Médicos: www.maismedicos.gov.br/ Orientações Jurídicas: http://bit.ly/edital-mais-medicos

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page