top of page

5 dicas para quem participa do PROVAB



Existe uma série de leis e de normas sobre o PROVAB que devem ser cumpridas. Se você se sentir prejudicado em algum edital, deixando de ganhar o bônus de 10% nas provas de residência por algum motivo não aceitável, você deve procurar seus direitos. Portanto, fique atento às dicas:

1. É ilegal não conceder o bônus em todas as fases do processo seletivo e antes da apuração do ponto de corte.

2. Não é permitido limitar o bônus às especialidades de acesso direito, deixando de fora os candidatos às especialidades com pré-requisito (R3).

3. Negar o bônus a quem já utilizou para ingressar em outra residência médica também é ilegal, em muitos dos casos.


4. Para aqueles que estão participando do PROVAB, a primeira lista de nomes de pessoas aptas a usarem o bônus de 10% nas provas de residência é provisória e divulgada em setembro, num momento em que a maioria ainda não concluiu o programa. Depois disso, ao final do mês de janeiro é divulgada uma nova lista e todos que estão ali têm direito à pontuação. Nenhuma exigência, além dessa, é legalmente aceitável.

5. Exigências como enviar o certificado ou ter que entrega-lo pessoalmente são muito comuns. Isso dificulta o ingresso e, em alguns casos, é ilegal.

Por trás de um importante benefício, existem médicos lutando por uma vaga extremamente concorrida, que se esforçam por vários meses, fazendo provas toda semana em locais diferentes e distantes e, em muitos dos casos, conciliando com as atividades do PROVAB. Logo, a pontuação pela participação no programa não somente é justa, como configura um verdadeiro direito dos participantes do programa do Governo Federal.

Nosso site tem uma equipe de fiscalização para cumprimento das normas do PROVAB. Se você verificou qualquer irregularidade, clique aqui e fale com a gente. Vamos verificar o ocorrido e orientar o candidato


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page